7 de mai de 2010

A LINHA DOS EXÚS

Não se deve confundir o Orixá Exú com os falangeiros exús, pois, como sabemos, Orixá não se manifesta por meio de incorporação, mas sim seus mensageiros, espíritos que vêm em terra para orientar e ajudar.
Exús de umbanda, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de umbanda, omolokô, catimbó, batuque, santo daime, xambá e candomblé de caboclo. Quando incorporam se caracterizam: alguns com capas, cartolas, bengalas (os masculinos), e saias rodadas, brincos, pulseiras, perfumes, rosas (os femininos: pombagiras) , e existem ainda aqueles que se apresentam como crianças (exús mirins).
Encontramos aqueles que crêem que os exús são entidades que só fazem o bem, e outros que crêem que os exús podem também ser neutros ou maus. Observa-se que, muitas vezes, os médiuns dos terreiros de umbanda não têm uma idéia muito clara da natureza da entidade, quase sempre, por falta de estudo da religião.
Sua função mítica é a de mensageiro, o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás. É ele quem traduz as linguagens humanas para os seres superiores. Por isso, é imprescindível a sua presença para a realização de qualquer trabalho, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximarem dos locais onde estão sendo cultuados. Possuem também a função de proteger o terreiro e seus médiuns.
Ele habita as encruzilhadas, cemitérios, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, é o senhor das porteiras, portas de entradas e saídas. Muitas vezes são confundidos com os kiumbas, que são espíritos trevosos ou obsessores. Os kiumbas são espíritos que se encontram desajustados perante a Lei provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas. São espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores que se comprazem na prática do mal, apenas por sentirem prazer ou por vingança. O verdadeiro exú não faz mal a ninguém.
São espíritos que já encarnaram na Terra. Alguns foram pessoas como, políticos, médicos, advogados, trabalhadores, vadios, padres, pessoas comuns, boêmios, dançarinas de cabaré, prostitutas, etc. Cometeram alguma falha e escolheram ou foram escolhidos para vir nessa forma a fim de redimir seus erros passados. Outros são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal.
O exús utilizam-se de energias mais densas, mas mesmo assim podem realizar trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal dos consulentes e praticar a caridade em geral. São francos e diretos, não fazem rodeios nem mentem. Quando incorporados gostam de fumar charutos, beber cachaça, rir, brincar com as pessoas e dizer palavrões.
Existem três tipos de exú, a saber: exú pagão, exú batizado e exú coroado.
Exú pagão é aquele que não sabe distinguir o bem do mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do bem, então se volta contra quem o mandou.
Exú batizado é todo aquele que já conhece o bem e mal, praticando os dois conscientemente; são os capangueiros ou empregados das entidades, a cujo serviço evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança.
Exú coroado é aquele que após grande evolução como empregado das entidades do bem, recebe por mérito, a permissão de se apresentar como elemento das linhas positivas: caboclos, preto-velhos, crianças, oguns, xangôs e até como senhoras.
A condição de exú, para um espírito, é transitória, podendo este, uma vez redimidas suas dívidas perante a Lei Divina, seguir no mundo dos espíritos em escalas mais elevadas de evolução.
Os exús são vinculados às sete linhas de umbanda. Assim para a linha de Oxalá temos como exú guardião: o Exú Sete Encruzilhadas; para a linha de Yemanjá e Nanã: o Exú Marabô; para a linha de Omulu: o Exú Caveira; para a linha de Oxossi e Ossãe: o Exú Sete Capas; para a linha de Xangô e Iansã: o Exú Tiriri; para a linha de Oxum e Oxumaré: o Exú Veludo e para a linha de Ogum e Ibeji: o Exú Tranca-Ruas.
Seu campo de força são as encruzilhadas, portas e cemitérios, gosta de beber marafo (cachaça)
para os homens e champanhe para as mulheres. Sua saudação é: Laroriê (salve), Exú!, Laroriê Pomba-gira! ou Aruê Exú, Arô Exú! Exú é mojubá ( moju:viver a noite – bá: armar emboscadas).
Assim ao cumprimentá-lo estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma emboscadas. Estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo “Àquele que vive à noite, que nos livre das emboscadas”.
Exús Mirins
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos exús adultos, demonstrando seu campo de atuação, energias e Orixás a quem pertencem. Assim, temos:
Exús-Mirims ligados ao Campo Santo – Caveirinha, Covinha, Calunguinha
Ligados ao fogo – Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta
Ligados à água – Lodinho, Ondinha, Prainha
Chegamos ao ponto de termos exús-mirins atuando em cada uma das sete linhas de umbanda.
Utilizam-se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (geralmente misturada ao mel), o cigarro, cigarrilhas, charutos e velas vermelha e preta (bicolor). Quando respeitados , bem direcionados e doutrinados pelos exús e pombagiras da casa tornam-se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc.
Uma força muito grande que exú-mirim traz é a força de “desenrolar” a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças negativas que estejam atuando contra nós acabando com essas atuações.
Para aqueles que sentirem-se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em exú-mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.
Seus campos de força são: encruzas próximas à praia (sempre a primeira vinda da linha das praias para a rua), encruzas em Y e os descampados. São muito homenageados no dia 06/01 (dia de Reis), gostam de doces escuros (cigarrinhos de chocolate, doces de banana, teta de nega, etc.), bebem guaraná com conhaque, coca-cola com pinga e pinga com mel.
Exú-Mirim é mais uma linha de esquerda, dentro do ritual de umbanda, trabalhando junto com exú e pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Apresentam-se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Apesar de serem bem agitados, suas manifestações devem estar sempre dentro do bom-senso, pois ,dentro de uma casa de luz, eles se manifestam para a prática do bem sobre o comando direto dos exús e pombagiras guardiões da casa.

25 comentários:

  1. O Templo Xangô Baru Agradece de coração a todos pelos recados carinhosos e saibam que a continuação desse trabalho depende só de vocês (Participando, acessando e interagindo com a gente). Obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Saudação Pai Xavier.

    Gostei muito desse post.Me esclareceu algumas coisas e gostaria de aprofundar outras.O argumento Umbanda e Orixás é algo totalmente novo pra mim e fiquei surpreso de ter manifestado uma entidade durante um ritual com o Daime. Pra mim foi muito prazeiroso e senti a grande força que me invadia. Eu estava consciente e sabia que poderia escolher se deixar fluir ou não a manifestação. (Aconteceram 3 vezes sendo que a ultima foi muito potente). Me explicaram que era Pomba Gira,não me lembro bem o nome e não quero confundir,mas acredito que era 7 Estrelas.(Nas minhas pesquisas tenho encontrado somente a 7 Encruzilhadas). Eu entendi que todos possuem o seu polo positivo e negativo e gostaria de saber como devo proceder nas manifestaçoes.Tem algo a ser feito? Essa manifestação teria um propósito ao qual devo conhecer?
    Obrigado pela oportunidade.Abraços e parabéns pelo post simples,claro e direto.
    Paulo.
    paulobrescia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nós Alexandre e Adriana ficamos muito felizes com o trabalho que está sendo desenvolvido através do site. Parabéns aos que tiveram a brilhante idéia de iniciar a atividade. Beijos á todos que nós amamos de coração.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus te abençoe e de dê sempre muitas luz espiritual como esta . um abraço, axé roberto

    ResponderExcluir
  5. Eterna, Infinitamente Grato (Mesmo), ao Bendito, Poderoso, Forte (Glorioso, Iluminado, Bom), Exu Seu MARABô, por tudo de bom, a mim! Sempre! Malê, Maleime, Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  6. otima as explicações,é muito bom poder ler conteudos tão claros

    ResponderExcluir
  7. Eterna, Infinita, Positiva, Verdadeira, Realmente Agradecido, Obrigado, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meu coração e minha alma, a Todos os Benditos Exús, que me ajudaram e me ajudam! Especialmente, a Todos os Benditos Exús, que mais me ajudaram e mais me ajudam! E, principalmente, ao Bendito Exú, Senhor MARABÔ, por tudo bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Malê, Maleime, Agô! Sempre! Peço-Vos, que que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções, a mim! Sempre! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça (Sempre)! Axé, Axé, muito Axé (Sempre)!!!...

    ResponderExcluir
  8. o meu é exu 7 linhas

    ResponderExcluir
  9. GEN = 18/07/1957 = Saravá, Meu Bendito Exú MARABÔ! Saravá, Meu Bendito Exú MARABÔ!! Saravá, Meu Bendito Exú MARABÔ!!!...

    ResponderExcluir
  10. G.E.N. = 18/07/1957 = Eterna, Infinita, Positiva, Verdadeira, Realmente Agradecido, Obrigado, Grato (Mesmo), de todo e fundo, de meu coração e minha alma, a Meu Bendito, Poderoso, Forte (Bom), Exú MARABÔ, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Salve (Saravá)! Viva! Namastê! Shalom! Jaya Ahow! Om Shanti! Ave! Laroiê (Aruê, Arô)! Mojubá! Malê, Maleime, Agô! Peço-Vos, que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções, a mim! Sempre! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  11. Saravá, Meu Bendito (Poderoso, Forte), Exú Seu MARABÔ! Sempre! Saravá, Meu Bendito (Poderoso, Forte), Exú Seu MARABÔ! Sempre! Saravá, Meu Bendito (Poderoso, Forte), Exú Seu MARABÔ! Sempre! Malê, Maleime, Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé (Sempre)!!!...

    ResponderExcluir
  12. Agradeço ao Pai Xavier pela ajuda num momento muito difícil da minha vida. E a todos da casa que me acolheram quando eu me encontrava perdida.

    Que o criador abençoe todos vocês!.

    ResponderExcluir
  13. AXÉ AXÉ AXÉ SARAVAS-TES CABOCLO 7 FLECHAS , SARAVÁ VOVÔ PAI JOAQUIM , SARAVÁ BAIANO ZÉ PINGUINHA , SARAVÁ E MOJIBAEEX EXÚ 7 ENCRUZILHADAS

    FIQUEM COM DEUS MEUS GUIAS EU AMO VOCÊS .

    ResponderExcluir
  14. Saravá! Ave! Viva! Shalom! Malê! Muitíssimo Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim! Sempre! Axé!...

    ResponderExcluir
  15. Salve! Saravá! Ave! Namastê! Viva! Shalom! Laroiê (Aruê, Arô)! Mojubá (Emojubá, Enamojubá, Amojubá)! Alupô (Lalupô, Alapupô)! Pavanã! Sempre! Benditos 7 Exús MARABÔ (das Sete Encruzilhadas, das Matas, das Almas, do Cruzeiro, Toquinho, Cigano e da Calunga)! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meus: coração, espírito e minha alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu seja, esteja, fique, torne: extrovertido, esperto, inteligente, alegre, sociável, diplomático, com muitas e boas (ótimas) amizades! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Faça-se! E, Jamais Se Desfaça, Nunca Seja Desfeito, Nada Desmanche! Axé, Axé, muito Axé!!!...

    ResponderExcluir
  16. Oh! Todos Benditos Exús! Salve! Saravá! Viva! Laroiê! Ave! Namastê! Shalom! Mojubá! Alupô! Pavanã! Malê! Agô! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  17. Oh! Sempre! Todos os Benditos Exús! Sempre! Especialmente, ao Bendito Exú MARABÔ! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Astúcias, Espertezas, Destrezas (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Se Faça (Sempre, Mesmo)! E, Jamais (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!!!...

    ResponderExcluir
  18. Oh! Sempre! Todos Benditos Exús! Sempre! Especialmente, o Bendito Exú MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Sempre! Laroiê! Mojubá! Saravá! Motumbá! Pavanã! Kolofé! Mukuiu! Alupô! Alupandê! Modibau! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Sagacidades, Tenacidades, Vivacidades (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Seja Feito (Sempre, Mesmo, Demais)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  19. Oh! Sempre! Todos Benditos Exús! Sempre! Especialmente, a Todos Benditos Exús, que me ajudaram e/ou me ajudam! Sempre! Principalmente, a Todos Benditos Exús, que mais me ajudaram e/ou mais me ajudam! Sempre! E, particularmente, ao Bendito Exú MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Sempre! Laroiê, Mojubá, Mukuiu, Modibau, Pavanã, Motumbá, Saravá, Salve, Namastê, Shalom, Ave, Alupô, Alupandê, Kolofé, Viva, Om Shanti, Jaya Ahow! Sempre! Comunhões, Homenagens, Louvores, Glorificações, Oferendas, Ofertas, Saudações, Elogios, Bendizeres, a Todos Vós! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Astúcias, Prudências, Pujanças (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Se Faça (Sempre, Mesmo, Demais)! E, Nunca (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  20. Oh! Sempre! Todos Benditos (Fortes, Poderosos) Exús! Sempre! Especialmente, a Todos Benditos Exús, que me ajudaram e/ou me ajudam! Sempre! Principalmente, a Todos Benditos Exús, que mais me ajudaram e/ou mais me ajudam! Sempre! E, particularmente, ao Bendito Exu MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Sempre! Laroiê, Mojubá, Pavanã, Modibau, Alupô, Viva, Alupandê, Ave, Saravá, Motumbá, Mukuiu, Kolofé, Namastê, Shalom, Om Shanti, Jaya Ahow, Salve! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Astúcias (Espertezas Tenacidades, Destrezas, Sagacidades, Vivacidades, Perspicácias) muitas (mesmo, sempre), a mim! Pra Sempre (Mesmo)! Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Assim Seja Feito (Sempre, Mesmo, Demais)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  21. Oh! Sempre! Todos Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exu)! Sempre! Saravá, Salve, Motumbá, Mukuiu, Kolofé, Namastê, Ave, Shalom, Viva, Om Shanti, Jaya Ahow, Laroiê! Sempre! Comunhões, Agradecimentos, Gratidões, Louvores, Glorificações, Reverências, Homenagens, Contemplações, Enaltações, Consagrações, Honras, Elogios, Bendizeres, Oferendas, Ofertas, Saudações, Cumprimentos (muitos), a Todos Vós! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, encarecidamente, que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções (sempre, muitas, mesmo), definitivas (mesmo), a mim! Para Sempre (Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Se Faça (Mesmo, Demais, Sempre)! E, Nunca (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  22. Oh! Sempre! Benditos 7 Exús MARABÔ (das Sete Encruzilhadas, das Matas, das Almas, da Calunga, do Cruzeiro, Toquinho, Cigano)! Sempre! Benditos Exús MARABÔ das Sete Cabaças e do Dendê! Sempre! Bendito PUT SATANAKIA! Sempre! Laroiê, Mojubá, Pavanã, Alupô, Alupandê, Modibau, Saravá! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Astúcias, Saúde, Proteções (Demais, Mesmo, Definitivas, Sempre), a mim! Pra Sempre (Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Seja Feito (Demais, Sempre, Mesmo, Definitivamente)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  23. É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ESTÁ PÁGINA, PARABÉNS. ESTOU LENDO ALGUNS TÓPICOS PRA FINS CONHECIMENTO ! AXÉ A TODO OS IRMÃOS. PARABÉNS MAS UMA VEZ AO CRIADOR DESSA PÁGINA.

    ResponderExcluir
  24. salve...Exú é mojubá!

    ResponderExcluir