07/05/2010

ZÉ PELINTRA

Criado por Paulo Eduardo Franchini Fontes
Além dos Exús citados acima poderíamos enumerar muitos outros, mas citaremos aquele que é um dos mais conhecidos que é o Exú Zé Pelintra.
Ele é originário do Catimbó do Nordeste, onde usa chapéu de palha, lenço vermelho no pescoço, fuma cachimbo e gosta de andar descalço. Receita chás medicinais para a cura de qualquer mal, benze e quebra feitiços. Na umbanda é representado de terno branco, gravata vermelha, cravo na lapela e chapéu de panamá caído na testa, de acordo com a figura tradicional do malandro carioca. Ele é o médico dos pobres e advogado dos injustiçados, é devoto de Santo Antonio e protetor dos comerciantes, principalmente bares, lanchonetes, restaurantes e boates.
A gira de Zé Pelintra é muito alegre e com excelente vibração. Nela são invocados os caboclos, preto-velhos, baianos, marinheiros e exús. A umbanda de Zé Pelintra é voltada para a prática da caridade, tanto espiritual quanto material. Ele também prega a tolerância religiosa, pois para ele todas as religiões são boas porque o princípio delas é fazer o homem se tornar espiritualizado, se aproximando cada vez mais dos valores reais que são Deus e as obras espirituais.

Um comentário:

  1. quem disse que ele e e um exu ta errado e um baiano ze pilintra e ede fato sim esta serto dele ser bohemio ele vem na linha das almas e tamben nas encrusilhadas tem fama de doutor com magias e mirongas ele da muita força ao terreiro e adora um bom ogan baino mandigueiro e nao fuma caximbo ele fuma charuto e gosta de cynar vermelho e um guia de grande luz que adora festas bebidas e muita mulher ele foi uma pessoa que viveu muito em boates muita bebedeira muita orgia conheço bem elce camarada pois imcorporo ele....

    ResponderExcluir